Sobre a Toyota do Brasil
A Toyota do Brasil está presente no País há 66 anos. Possui três unidades produtivas, localizadas em Indaiatuba, Sorocaba e Porto Feliz, todas no Estado de São Paulo, e emprega mais de 6 mil pessoas.
A Toyota é a montadora líder em eletrificação no mundo: desde 1997 já foram comercializados mais de 20 milhões de automóveis mais limpos, sejam modelos híbridos, híbridos flex, híbridos plug-in, 100% a bateria ou movidos a hidrogênio.
Com o objetivo de impulsionar a eletrificação da frota de veículos no Brasil, em 2013, a Toyota lançou o primeiro veículo híbrido em nosso país, o Toyota Prius. Em 2019 a companhia foi além, inovando mais uma vez para oferecer o único híbrido flex do mundo – fabricado com exclusividade no mercado brasileiro –, o Corolla Sedã, e, em 2021, o primeiro SUV híbrido flex do mercado, o Corolla Cross, também fabricado no País. Atualmente, já são mais de 70 mil carros eletrificados com a tecnologia híbrido flex em circulação pelo Brasil.
Em 2020, lançou a KINTO, sua nova empresa de mobilidade, para oferecer serviços como aluguel de carros e gestão de frotas a uma sociedade em transformação. Também reforçou sua marca GAZOO, por meio de iniciativas que desafiam a excelência de seus veículos. Tem como missão produzir felicidade para todas as pessoas (“Happiness for All”) e, para tanto, está comprometida em desenvolver carros cada vez melhores e mais seguros, além de avançar nas soluções de mobilidade. Junto com a Fundação Toyota do Brasil, tem iniciativas que repercutem nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Outras informações: Toyota Global e Toyota do Brasil.
Produção Toyota
Produção TDB vs. Mercado | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2023 (YTD Fev) | 2024 (YTD Fev) | Δ% (YTD vs. YTD) | ||||
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21 x ’20 | 21 x ’19 | 22 x ’21 | 23 x ’22 | 24 x ’23 | ||||||||
IDT | 63.444 | 47.308 | 54.534 | 58.394 | 56.974 | 8.410 | 7.279 | 15% | -14% | 7% | -2% | -16% |
SOR | 124.432 | 68.656 | 116.846 | 165.772 | 155.411 | 20.342 | 22.635 | 70% | -6% | 42% | -7% | 10% |
Total | 187.876 | 115.964 | 171.380 | 224.166 | 212.385 | 28.752 | 29.914 | 48% | -9% | 31% | -6% | 4% |
Mercado | 2.803.818 | 1.904.714 | 2.248.200 | 2.369.700 | 2.324.800 | 161.500 | 189.700 | 18% | -20% | 5% | -2% | 15% |
Exportação Toyota
Exportações TDB | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2023 (YTD Fev) | 2024 (YTD Fev) | Δ% (YTD vs. YTD) | ||||
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21 x ’20 | 21 x ’19 | 22 x ’21 | 23 x ’22 | 24 x ’23 | ||||||||
Corolla | 7.426 | 9.623 | 12.420 | 15.992 | 14.356 | 2.906 | 2.420 | 29% | 67% | 29% | -11% | -20% |
Cross | – | – | 16.782 | 37.372 | 31.372 | 5.929 | 6.024 | – | – | 123% | -19% | 2% |
Etios | 17.283 | 13.411 | 17.657 | 26.532 | 22.030 | 5.298 | 0 | 32% | 2% | 50% | -20% | – |
Yaris | 6.977 | 7.510 | 11.770 | 16.444 | 14.093 | 2.884 | 3.262 | 57% | 69% | 40% | -17% | 12% |
Vendas Toyota
’19 | ’20 | ’21 | ’22 | ’23 | ’23 (YTD Fev) | ’24 (YTD Fev) | Δ% (YTD vs. YTD) | |||||
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21 x ’20 | 21 x ’19 | 22 x 21 | 23 x 22 | 24 x 23 | ||||||||
TTL Mercado | 2.371.193 | 2.058.315 | 2.119.851 | 2.104.461 | 2.308.700 | 272.800 | 326.840 | 3% | -11% | -1% | 9% | 17% |
TTL TDB | 215.207 | 137.897 | 172.883 | 191.236 | 192.212 | 24.759 | 27.105 | 25% | -20% | 11% | 1% | 9% |
% MKT Share | 9,1% | 6,7% | 8,2% | 9,10% | 8,33% | 9,08% | 8,29% | – | – | – | – | – |
Etios (HB+SD)* | 33.263 | 14.017 | 2.810 | 15 | 4 | – | – | -80% | -92% | -99% | – | – |
Yaris (HB+SD) | 66.711 | 37.759 | 33.567 | 42.402 | 43.912 | 5.520 | 6.965 | -11% | -50% | 26% | 3% | 21% |
Corolla | 56.708 | 40.158 | 41.900 | 42.894 | 42.927 | 5.085 | 4.643 | 4% | -26% | 2% | 0% | -10% |
Corolla Cross | – | – | 34.253 | 42.510 | 42.074 | 5.938 | 5.961 | – | – | 24% | -1% | 0% |
RAV4 | 3.161 | 3.220 | 817 | 1081 | 991 | 109 | 325 | -75% | -74% | 32% | -9% | 66% |
Prius | 853 | 51 | 3 | 0 | 0 | – | – | -94% | -100% | – | – | – |
Hilux | 40.355 | 32.395 | 45.884 | 48.594 | 46.938 | 6.249 | 6.713 | 42% | 14% | 6% | -4% | 7% |
SW4 | 14.012 | 10.284 | 13.641 | 13.724 | 15.270 | 1.852 | 2.478 | 33% | -3% | 1% | 10% | 25% |
Camry V6 + HV | 144 | 13 | 8 | 16 | 35 | 6 | 11 | -38% | -94% | 100% | 54% | 45% |
GR Corolla | 0 | 0 | 0 | 0 | 61 | 0 | 9 | – | – | – | 100% | 100% |
Participação nas vendas de veículos eletrificados no Brasil: Fevereiro de 2024
- Total de venda veículos híbridos-elétricos no Brasil: 22.477
-
Total de unidades comercializadas pela Toyota: 3.132 (14% das vendas no País em 2024)
- Corolla Híbrido: 881
- Corolla Cross Híbrido: 1.915
- RAV4 Híbrido: 325
- Camry Híbrido: 11
Colaboradores Toyota do Brasil
Unidade | Número de colaboradores |
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Sorocaba (SP) | 3579 |
Indaiatuba (SP) | 1502 |
Porto Feliz (SP) | 713 |
São Bernardo Campo (SP) | 28 |
CD Guaíba (RS) | 17 |
CD Vitória (ES) | 1 |
CDP | 182 |
Office Brasília (DF) | 3 |
Total | 6.025 |
*Dados atualizados em 15/03/2024.
Investimentos realizados nos últimos 11 anos
2012 | Inauguração fábrica Sorocaba | R$ 1bi |
2015 | Expansão da produção em Sorocaba | R$ 100mi | Abertura de CD em Suape (PE) | R$ 2.4mi |
2016 | Construção planta de Porto Feliz (SP) | R$ 580mi | Projeto SBC Reborn | R$ 70mi | Expansão planta de Porto Feliz (SP) | R$ 600mi |
2017 | Produção Yaris | R$ 1.6bi |
2018 | Modernização planta de Indaiatuba (SP) | R$ 1bi |
2019 | Produção Corolla Cross | R$ 1bi |
2022 | Modernização planta de Indaiatuba (SP) | R$ 50 mi |
2023 | Anúncio da produção do novo modelo compacto híbrido flex | R$ 1,7 bi |
2023 | Construção Centro logístico peças Sorocaba (SP) | R$ 160 mi |
TOTAL | R$ 7,8 bi |
Previsões de mercado – visão da Toyota do Brasil
Mercado 2024 | |
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Mercado automotivo | 2,3 milhões de unidades (+ 5,7% vs. 2023) |
Toyota | |
Produção | 211 mil unidades (mesmo forecast vs. 2023) |
Vendas | 200 mil unidades (mesmo forecast vs. 2023) |
Exportação | 86 mil unidades (+5% vs. 2023) |
Posicionamentos da Toyota do Brasil
Posicionamento Toyota do Brasil sobre irregularidades de certificação anunciadas pela Toyota Industries Corporation
A Toyota Industries Corporation, uma afiliada da Toyota Motor Corporation, anunciou em 29 de janeiro de 2024 que foram encontradas irregularidades nos testes de certificação de potência (cavalos) aplicáveis a determinados países em três modelos de motores da Toyota.
Entretanto, esse problema não afeta nenhum veículo comercializado no Brasil.
Esse problema está relacionado a irregularidades no processo de certificação com base em requisitos locais em determinados países, mas não tem nenhum impacto sobre a potência real, o torque ou outros valores relacionados ao trem de força do veículo.
Além disso, essas irregularidades não comprometem as emissões ou a segurança dos veículos.
Gostaríamos de assegurar aos nossos clientes que seus veículos não foram afetados por essas irregularidades. No entanto, pedimos desculpas por qualquer confusão ou preocupação que esse problema possa ter causado.
Quanto à transferência das operações da planta de São Bernardo para unidades no interior de SP
A Toyota do Brasil informa a transferência da sua operação industrial de São Bernardo do Campo para as cidades onde já atua – Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz – no interior do Estado de São Paulo. A iniciativa tem por objetivo buscar mais sinergia entre suas unidades produtivas e faz parte de seu plano em busca de mais competitividade frente aos
desafios do mercado brasileiro e da sustentabilidade de seus negócios no País.
A mudança será feita de forma gradual a partir de dezembro de 2022 com conclusão prevista para novembro de 2023. É importante dizer que o movimento prevê manutenção de emprego, ou seja, será oferecida oportunidade a 100% dos colaboradores que hoje trabalham na operação do ABC paulista.
Atualmente, a planta de São Bernardo do Campo conta com cerca de 550 pessoas e é o local onde são produzidas peças que equipam modelos produzidos no Brasil, Argentina e Estados Unidos.
A Toyota reforça seu compromisso com o futuro e com a mobilidade, e sua missão de desenvolver carros cada vez melhores. Diversas atividades vêm sendo conduzidas nessa direção, tais como a renovação do portfólio com a chegada do Corolla Cross, a introdução do terceiro turno em Sorocaba, a exportação de motores de Porto Feliz para a América do Norte e o investimento de R$ 50 milhões na operação de Indaiatuba, que produz o Corolla sedã.
*Atualizado em abril/ 2022
Quanto à competitividade na indústria brasileira
O Brasil deve ter uma agenda competitiva robusta e clara, que permita ao setor privado trabalhar com previsibilidade, planejar investimentos no horizonte de longo prazo. Isso fortalece os diversos setores da economia e sociedade:
- Setor privado (capacidade de trazer recursos e lucratividade);
- Governo (mais impostos e estabilidade econômica);
- Sociedade (mais empregos, melhores produtos e serviços).
A previsibilidade é importante para fazer investimentos de longo prazo – se não tivermos, não podemos garantir investimentos na região. A TDB é a única montadora com 100% de sua operação localizada no Estado de São Paulo – mais de R $ 6 bilhões investidos nesta década.
Quanto ao mercado de veículos híbridos-elétricos no país
O caminho da eletrificação no Brasil começa pelos híbridos. Os motivos:
1. Infraestrutura pronta, dispensa investimentos adicionais e reformulação da cadeia;
2. Etanol provém de uma fonte abundante no Brasil, gera emprego e renda no País.
Etanol, combustível limpo e renovável, tem no seu ciclo vida baixíssimos níveis de emissão de CO2. Em 2020, a venda de veículos eletrificados no Brasil superou a dos últimos 10 anos: 20 mil unidades. Até 2025, a Toyota terá uma versão híbrida para cada modelo comercializado na região. Em um País com forte vocação para biocombustíveis, os veículos híbridos flex são a opção mais viável para incentivar a economia e realizar uma transição para agenda de neutralidade de carbono.