Sobre a Toyota do Brasil
A Toyota do Brasil está presente no País há mais de 60 anos. Possui quatro unidades produtivas localizadas nas cidades de Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo e emprega mais de 5 mil pessoas. Em 2020, lançou a Kinto, sua nova empresa de mobilidade, para oferecer serviços como aluguel de carros e gestão de frota para uma sociedade em transformação. Também reforçou sua marca GAZOO Racing por meio de iniciativas que desafiam a excelência dos seus veículos. Tem como missão produzir felicidade em larga escala e, para isso, está comprometida em desenvolver carros cada vez melhores e mais seguros, além de avançar nas soluções de mobilidade. A empresa contribui com a sociedade por meio do próprio negócio, com ações que visam diminuir o risco de acidentes, melhorar o tráfego de veículos e aumentar o uso de energias renováveis, e sendo uma boa cidadã corporativa. Junto à Fundação Toyota do Brasil, tem iniciativas que repercutem nas 17 metas de desenvolvimento sustentável.
Produção Toyota
Produção TDB vs. Mercado | 2019 | 2020 | 2021 | 2021 (YTD Jan – Abr) | 2022 (YTD Jan – Abr) | Δ% (YTD vs. YTD) | ||
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21 x ’20 | 21 x ’19 | 22 x ’21 | ||||||
IDT | 63.444 | 47.308 | 55.280 | 18.628 | 18.946 | 17% | -13% | 2% |
SOR | 124.432 | 68.656 | 116.712 | 33.033 | 51.543 | 70% | -6% | 56% |
Total | 187.876 | 115.964 | 171.992 | 51.661 | 70.489 | 48% | -8% | 36% |
Mercado | 2.803.818 | 1.904.714 | 2.070.562 | 788.000 | 681.000 | 9% | -26% | -14% |
Exportação Toyota
Exportações TDB | 2019 | 2020 | 2021 | 2021 (YTD Jan – Abr) | 2022 (YTD Jan – Abr) | Δ% (YTD vs. YTD) | ||
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21 x ’20 | 21 x ’19 | 22 x ’21 | ||||||
Corolla | 7.426 | 9.623 | 12.813 | 4.356 | 5.773 | 33% | 73% | 33% |
Cross | – | – | 16.782 | 2.460 | 11.340 | – | – | 361% |
Etios | 17.283 | 13.411 | 17.730 | 7.967 | 7.741 | 32% | 3% | -3% |
Yaris | 17.283 | 13.411 | 17.730 | 3.906 | 4.511 | 57% | 69% | 15% |
Vendas Toyota
’19 | ’20 | ’21 | ’21 (YTD Jan-Abr) | ’22 (YTD Jan-Abr) | Δ% (YTD vs. YTD) | |||
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21 x ’20 | 21 x ’19 | 22 x ’21 | ||||||
TTL Mercado | 2.371.193 | 2.058.315 | 2.119.851 | 703.000 | 552.000 | 3% | -11% | -21% |
TTL TDB | 215.207 | 137.897 | 173.428 | 46.532 | 56.784 | 26% | -19% | 22% |
% MKT Share | 9,1% | 6,7% | 8,2% | 6,6% | 10,3% | – | – | – |
Etios (HB+SD)* | 33.263 | 14.017 | 2.810 | 2.252 | 2 | -80% | -92% | -100% |
Yaris (HB+SD) | 66.711 | 37.759 | 34.702 | 13.176 | 11.671 | -8% | -48% | -11% |
Corolla | 56.708 | 40.158 | 40.339 | 12.567 | 12.839 | 0% | -29% | 2% |
Corolla Cross | – | – | 34.353 | 1.926 | 14.441 | – | – | – |
RAV4 | 3.161 | 3.220 | 815 | 262 | 22 | -75% | -74% | -92% |
Prius | 853 | 51 | 3 | 3 | 0 | -94% | -100% | -100% |
Hilux | 40.355 | 32.395 | 45.884 | 12.560 | 13.554 | 42% | 14% | 8% |
SW4 | 14.012 | 10.284 | 14.514 | 3.782 | 4.255 | 41% | 4% | 13% |
Camry | 144 | 13 | 8 | 4 | 0 | -38% | -94% | -100% |
Participação nas vendas de veículos eletrificados no Brasil – Jan – Abr 2022
- Total de venda veículos híbridos-elétricos no Brasil: 12.991
-
Total de unidades comercializadas pela Toyota: 7.900 (61% das vendas no País)
- Corolla Híbrido: 2.638
- Corolla Cross Híbrido: 5.240
- RAV4 híbrido: 22
Colaboradores Toyota do Brasil
Unidade | Número de colaboradores |
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Indaiatuba (SP) | 1.504 |
São Bernardo Campo (SP) | 553 |
Sorocaba (SP) | 3.339 |
Porto Feliz (SP) | 577 |
CD Guaíba (RS) | 18 |
CD Vitória (ES) | 1 |
Office Brasília (DF) | 2 |
Total | 5.994 |
Investimentos realizados nos últimos 10 anos
2012 | Inauguração fábrica Sorocaba | R$ 1bi |
2015 | Expansão da produção em Sorocaba | R$ 100mi | Abertura de CD em Suape (PE) | R$ 2.4mi |
2016 | Construção planta de Porto Feliz (SP) | R$ 580mi | Projeto SBC Reborn | R$ 70mi | Expansão planta de Porto Feliz (SP) | R$ 600mi |
2017 | Produção Yaris | R$ 1.6bi |
2018 | Modernização planta de Indaiatuba (SP) | R$ 1bi |
2019 | Produção Corolla Cross | R$ 1bi |
2022 | Modernização planta de Indaiatuba (SP) | R$ 50 mi |
TOTAL | R$ 6bi |
Previsões de mercado – visão da Toyota do Brasil
Mercado 2022 | |
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Mercado automotivo | 2,2 milhões de unidades (+3,8% vs. 2021) |
Toyota | |
Produção | 210.000 unidades (+32% vs. 2021) |
Vendas | 194.000 unidades (+13% vs. 2021) |
Exportação | 75.000 unidades (+56% vs. 2021) |
Posicionamentos da Toyota do Brasil
Quanto à transferência das operações da planta de São Bernardo para unidades no interior de SP
A Toyota do Brasil informa a transferência da sua operação industrial de São Bernardo do Campo para as cidades onde já atua – Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz – no interior do Estado de São Paulo. A iniciativa tem por objetivo buscar mais sinergia entre suas unidades produtivas e faz parte de seu plano em busca de mais competitividade frente aos
desafios do mercado brasileiro e da sustentabilidade de seus negócios no País.
A mudança será feita de forma gradual a partir de dezembro de 2022 com conclusão prevista para novembro de 2023. É importante dizer que o movimento prevê manutenção de emprego, ou seja, será oferecida oportunidade a 100% dos colaboradores que hoje trabalham na operação do ABC paulista.
Atualmente, a planta de São Bernardo do Campo conta com cerca de 550 pessoas e é o local onde são produzidas peças que equipam modelos produzidos no Brasil, Argentina e Estados Unidos.
A Toyota reforça seu compromisso com o futuro e com a mobilidade, e sua missão de desenvolver carros cada vez melhores. Diversas atividades vêm sendo conduzidas nessa direção, tais como a renovação do portfólio com a chegada do Corolla Cross, a introdução do terceiro turno em Sorocaba, a exportação de motores de Porto Feliz para a América do Norte e o investimento de R$ 50 milhões na operação de Indaiatuba, que produz o Corolla sedã.
*Atualizado em abril/ 2022
Quanto à competitividade na indústria brasileira
O Brasil deve ter uma agenda competitiva robusta e clara, que permita ao setor privado trabalhar com previsibilidade, planejar investimentos no horizonte de longo prazo. Isso fortalece os diversos setores da economia e sociedade:
- Setor privado (capacidade de trazer recursos e lucratividade);
- Governo (mais impostos e estabilidade econômica);
- Sociedade (mais empregos, melhores produtos e serviços).
A previsibilidade é importante para fazer investimentos de longo prazo – se não tivermos, não podemos garantir investimentos na região. A TDB é a única montadora com 100% de sua operação localizada no Estado de São Paulo – mais de R $ 6 bilhões investidos nesta década.
Quanto ao mercado de veículos híbridos-elétricos no país
O caminho da eletrificação no Brasil começa pelos híbridos. Os motivos:
1. Infraestrutura pronta, dispensa investimentos adicionais e reformulação da cadeia;
2. Etanol provém de uma fonte abundante no Brasil, gera emprego e renda no País.
Etanol, combustível limpo e renovável, tem no seu ciclo vida baixíssimos níveis de emissão de CO2. Em 2020, a venda de veículos eletrificados no Brasil superou a dos últimos 10 anos: 20 mil unidades. Até 2025, a Toyota terá uma versão híbrida para cada modelo comercializado na região. Em um País com forte vocação para biocombustíveis, os veículos híbridos flex são a opção mais viável para incentivar a economia e realizar uma transição para agenda de neutralidade de carbono.