Sobre a Toyota do Brasil

A Toyota do Brasil está presente no País há mais de 60 anos. Possui quatro unidades produtivas localizadas nas cidades de Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo e emprega mais de 5 mil pessoas. Em 2020, lançou a KINTO, sua nova empresa de mobilidade, para oferecer serviços como aluguel de carros e gestão de frota para uma sociedade em transformação. Também reforçou sua marca GAZOO Racing por meio de iniciativas que desafiam a excelência dos seus veículos. Tem como missão produzir felicidade em larga escala e, para isso, está comprometida em desenvolver carros cada vez melhores e mais seguros, além de avançar nas soluções de mobilidade. A empresa contribui com a sociedade por meio do próprio negócio, com ações que visam diminuir o risco de acidentes, melhorar o tráfego de veículos e aumentar o uso de energias renováveis, e sendo uma boa cidadã corporativa. Junto à Fundação Toyota do Brasil, tem iniciativas que repercutem nas 17 metas de desenvolvimento sustentável.

Produção Toyota

Produção TDB vs. Mercado 2019 2020 2021 2021 (YTD Jan – Jun) 2022 (YTD Jan – Jun) Δ% (YTD vs. YTD)
21 x ’20 21 x ’19 22 x ’21
IDT 63.444 47.308 55.280 31.462 35.618 17% -13% 13%
SOR 124.432 68.656 116.712 70.293 95.634 70% -6% 36%
Total 187.876 115.964 171.992 101.755 131.252 48% -8% 29%
Mercado 2.803.818 1.904.714 2.070.562 1.313.200 1.310.600 9% -26% 0%

Exportação Toyota

Exportações TDB 2019 2020 2021 2021 (YTD Jan – Jun) 2022 (YTD Jan – Jun) Δ% (YTD vs. YTD)
21 x ’20 21 x ’19 22 x ’21
Corolla 7.426 9.623 12.813 12.188 11.102 33% 73% -9%
Cross 16.782 7.714 21.961 185%
Etios 17.283 13.411 17.730 12.500 14.701 32% 3% 18%
Yaris 17.283 13.411 17.730 6.766 10.843 57% 69% 60%

Vendas Toyota

’19 ’20 ’21 ’21 (YTD Jan-Jun) ’22 (YTD Jan-Jun) Δ% (YTD vs. YTD)
21 x ’20 21 x ’19 22 x ’21
TTL Mercado 2.371.193 2.058.315 2.119.851 1.249.600 1.100.000 3% -11% -12%
TTL TDB 215.207 137.897 173.428 96.102 108.330 26% -19% 13%
% MKT Share 9,1% 6,7% 8,2% 7,7% 9,8%
Etios (HB+SD)* 33.263 14.017 2.810 2.791 9 -80% -92% -100%
Yaris (HB+SD) 66.711 37.759 34.702 22.378 23.380 -8% -48% 4%
Corolla 56.708 40.158 40.339 23.825 24.877 0% -29% 4%
Corolla Cross 34.353 15.380 25.884
RAV4 3.161 3.220 815 574 547 -75% -74% -5%
Prius 853 51 3 3 0 -94% -100% -100%
Hilux 40.355 32.395 45.884 23.802 25.659 42% 14% 8%
SW4 14.012 10.284 14.514 7.342 7.974 41% 4% 9%
Camry 144 13 8 7 0 -38% -94% -100%

Participação nas vendas de veículos eletrificados no Brasil – Jan – Jul 2022

  • Total de venda veículos híbridos-elétricos no Brasil: 23.598
  • Total de unidades comercializadas pela Toyota: 13.110 (56% das vendas no País)
    • Corolla Híbrido: 4.454
    • Corolla Cross Híbrido: 8.109
    • RAV4 híbrido: 547

Colaboradores Toyota do Brasil

Unidade Número de colaboradores
Sorocaba (SP) 3.420
Indaiatuba (SP) 1.497
Porto Feliz (SP) 635
São Bernardo Campo (SP) 591
CD Guaíba (RS) 18
CD Vitória (ES) 1
Office Brasília (DF) 2
Total 6.164

Investimentos realizados nos últimos 10 anos

2012 Inauguração fábrica Sorocaba R$ 1bi
2015 Expansão da produção em Sorocaba R$ 100mi
Abertura de CD em Suape (PE) R$ 2.4mi
2016 Construção planta de Porto Feliz (SP) R$ 580mi
Projeto SBC Reborn R$ 70mi
Expansão planta de Porto Feliz (SP) R$ 600mi
2017 Produção Yaris R$ 1.6bi
2018 Modernização planta de Indaiatuba (SP) R$ 1bi
2019 Produção Corolla Cross R$ 1bi
2022 Modernização planta de Indaiatuba (SP) R$ 50 mi
TOTAL R$ 6bi

Previsões de mercado – visão da Toyota do Brasil

Mercado 2022
Mercado automotivo 2,2 milhões de unidades (+3,8% vs. 2021)
Toyota
Produção 210.000 unidades
(+32% vs. 2021)
Vendas 194.000 unidades
(+13% vs. 2021)
Exportação 75.000 unidades
(+56% vs. 2021)

Posicionamentos da Toyota do Brasil

Quanto à transferência das operações da planta de São Bernardo para unidades no interior de SP

A Toyota do Brasil informa a transferência da sua operação industrial de São Bernardo do Campo para as cidades onde já atua – Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz – no interior do Estado de São Paulo. A iniciativa tem por objetivo buscar mais sinergia entre suas unidades produtivas e faz parte de seu plano em busca de mais competitividade frente aos

desafios do mercado brasileiro e da sustentabilidade de seus negócios no País.

A mudança será feita de forma gradual a partir de dezembro de 2022 com conclusão prevista para novembro de 2023. É importante dizer que o movimento prevê manutenção de emprego, ou seja, será oferecida oportunidade a 100% dos colaboradores que hoje trabalham na operação do ABC paulista.

Atualmente, a planta de São Bernardo do Campo conta com cerca de 550 pessoas e é o local onde são produzidas peças que equipam modelos produzidos no Brasil, Argentina e Estados Unidos.

A Toyota reforça seu compromisso com o futuro e com a mobilidade, e sua missão de desenvolver carros cada vez melhores. Diversas atividades vêm sendo conduzidas nessa direção, tais como a renovação do portfólio com a chegada do Corolla Cross, a introdução do terceiro turno em Sorocaba, a exportação de motores de Porto Feliz para a América do Norte e o investimento de R$ 50 milhões na operação de Indaiatuba, que produz o Corolla sedã.

*Atualizado em abril/ 2022

Quanto à competitividade na indústria brasileira

O Brasil deve ter uma agenda competitiva robusta e clara, que permita ao setor privado trabalhar com previsibilidade, planejar investimentos no horizonte de longo prazo. Isso fortalece os diversos setores da economia e sociedade:

  • Setor privado (capacidade de trazer recursos e lucratividade);
  • Governo (mais impostos e estabilidade econômica);
  • Sociedade (mais empregos, melhores produtos e serviços).

 

A previsibilidade é importante para fazer investimentos de longo prazo – se não tivermos, não podemos garantir investimentos na região. A TDB é a única montadora com 100% de sua operação localizada no Estado de São Paulo – mais de R $ 6 bilhões investidos nesta década.

Quanto ao mercado de veículos híbridos-elétricos no país

O caminho da eletrificação no Brasil começa pelos híbridos. Os motivos:

1. Infraestrutura pronta, dispensa investimentos adicionais e reformulação da cadeia;

2. Etanol provém de uma fonte abundante no Brasil, gera emprego e renda no País.

Etanol, combustível limpo e renovável, tem no seu ciclo vida baixíssimos níveis de emissão de CO2. Em 2020, a venda de veículos eletrificados no Brasil superou a dos últimos 10 anos: 20 mil unidades. Até 2025, a Toyota terá uma versão híbrida para cada modelo comercializado na região. Em um País com forte vocação para biocombustíveis, os veículos híbridos flex são a opção mais viável para incentivar a economia e realizar uma transição para agenda de neutralidade de carbono.

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