Sobre a Toyota do Brasil

A Toyota do Brasil está presente no País há 65 anos. Possui três unidades produtivas, localizadas em Indaiatuba, Sorocaba e Porto Feliz, todas no Estado de São Paulo, e emprega mais de 6 mil pessoas.

A Toyota é a montadora líder em eletrificação no mundo: desde 1997 já foram comercializados mais de 20 milhões de automóveis mais limpos, sejam modelos híbridos, híbridos flex, híbridos plug-in, 100% a bateria ou movidos a hidrogênio.

Com o objetivo de impulsionar a eletrificação da frota de veículos no Brasil, em 2013, a Toyota lançou o primeiro veículo híbrido em nosso país, o Toyota Prius. Em 2019 a companhia foi além, inovando mais uma vez para oferecer o único híbrido flex do mundo – fabricado com exclusividade no mercado brasileiro –, o Corolla Sedã, e, em 2021, o primeiro SUV híbrido flex do mercado, o Corolla Cross, também fabricado no País. Atualmente, já são mais de 68 mil carros eletrificados com a tecnologia híbrido flex em circulação pelo Brasil.

Em 2020, lançou a KINTO, sua nova empresa de mobilidade, para oferecer serviços como aluguel de carros e gestão de frotas a uma sociedade em transformação. Também reforçou sua marca GAZOO, por meio de iniciativas que desafiam a excelência de seus veículos. Tem como missão produzir felicidade para todas as pessoas (“Happiness for All”) e, para tanto, está comprometida em desenvolver carros cada vez melhores e mais seguros, além de avançar nas soluções de mobilidade. Junto com a Fundação Toyota do Brasil, tem iniciativas que repercutem nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Outras informações: Toyota Global e Toyota do Brasil.

Produção Toyota

Produção TDB vs. Mercado 2019 2020 2021 2022 2022 (YTD Jan-Out) 2023 (YTD Jan-Out) Δ% (YTD vs. YTD)
21 x ’20 21 x ’19 22 x ’21 23 x ’22
IDT 63.444 47.308 54.534 58.394 51.050 48.731 15% -14% 7% -5%
SOR 124.432 68.656 116.846 165.772 141.211 131.130 70% -6% 42% -7%
Total 187.876 115.964 171.380 224.166 192.261 179.861 48% -9% 31% -1%
Mercado 2.803.818 1.904.714 2.248.200 2.369.700 1.962.400 1.950.600 18% -20% 5% 0%

Exportação Toyota

Exportações TDB 2019 2020 2021 2022 2022 (YTD Jan-Out) 2023 (YTD Jan-Out) Δ% (YTD vs. YTD)
21 x ’20 21 x ’19 22 x ’21 23 x ’22
Corolla 7.426 9.623 12.420 15.992 15.215 12.410 29% 67% 29% -18%
Cross 16.782 37.372 32.852 26.541 123% -19%
Etios 17.283 13.411 17.657 26.532 22.688 22.030 32% 2% 50% -3%
Yaris 6.977 7.510 11.770 16.444 15.377 11.818 57% 69% 40% -23%

Vendas Toyota

’19 ’20 ’21 ’22 ’22 (YTD Jan-Out) ’23 (YTD Jan-Out) Δ% (YTD vs. YTD)
21 x ’20 21 x ’19 22 x 21 23 x 22
TTL Mercado 2.371.193 2.058.315 2.119.851 2.104.461 1.683.527 1.847.501 3% -11% -1% 10%
TTL TDB 215.207 137.897 172.883 191.236 153.018 157.121 25% -20% 11% 3%
% MKT Share 9,1% 6,7% 8,2% 9,10% 9,09% 8,50% -6%
Etios (HB+SD)* 33.263 14.017 2.810 15 6 4 -80% -92% -99% -33%
Yaris (HB+SD) 66.711 37.759 33.567 42.402 33.198 35.309 -11% -50% 26% 6%
Corolla 56.708 40.158 41.900 42.894 34.909 35.305 4% -26% 2% 1%
Corolla Cross 34.253 42.510 35.214 35.037 24% -1%
RAV4 3.161 3.220 817 1081 863 763 -75% -74% 32% -12%
Prius 853 51 3 0 0 0 -94% -100% -100%
Hilux 40.355 32.395 45.884 48.594 37.996 38.074 42% 14% 6% 0%
SW4 14.012 10.284 13.641 13.724 10.822 12.543 33% -3% 1% 16%
Camry V6 + HV 144 13 8 16 10 32 -38% -94% 100%
GR Corolla 0 0 0 0 0 54

Participação nas vendas de veículos eletrificados no Brasil: Outubro de 2023

  • Total de venda veículos híbridos-elétricos no Brasil: 67.047
  • Total de unidades comercializadas pela Toyota: 16.989 (25% das vendas no País)
    • Corolla Híbrido: 6.520
    • Corolla Cross Híbrido: 9.674
    • RAV4 Híbrido: 763
    • Camry Híbrido: 32

Colaboradores Toyota do Brasil

Unidade Número de colaboradores
Sorocaba (SP) 3.594
Indaiatuba (SP) 1.488
Porto Feliz (SP) 695
São Bernardo Campo (SP) 414
CD Guaíba (RS) 18
CD Vitória (ES) 1
CDP 168
Office Brasília (DF) 2
Total 6.380

*Dados atualizados em 11/11/2023.

Investimentos realizados nos últimos 11 anos

2012 Inauguração fábrica Sorocaba R$ 1bi
2015 Expansão da produção em Sorocaba R$ 100mi
Abertura de CD em Suape (PE) R$ 2.4mi
2016 Construção planta de Porto Feliz (SP) R$ 580mi
Projeto SBC Reborn R$ 70mi
Expansão planta de Porto Feliz (SP) R$ 600mi
2017 Produção Yaris R$ 1.6bi
2018 Modernização planta de Indaiatuba (SP) R$ 1bi
2019 Produção Corolla Cross R$ 1bi
2022 Modernização planta de Indaiatuba (SP) R$ 50 mi
2023 Anúncio da produção do novo modelo compacto híbrido flex R$ 1,7 bi
2023 Construção Centro logístico peças Sorocaba (SP) R$ 160 mi
TOTAL R$ 7,8 bi

Previsões de mercado – visão da Toyota do Brasil

Mercado 2022
Mercado automotivo 2,1 milhões de unidades (mesmo forecast vs. 2022)
Toyota
Produção 204.000 unidades (-9% vs. 2022)
Vendas 191.000 unidades (mesmo forecast vs. 2022)
Exportação 82.000 unidades (-16% vs. 2022)

Posicionamentos da Toyota do Brasil

Quanto à transferência das operações da planta de São Bernardo para unidades no interior de SP

A Toyota do Brasil informa a transferência da sua operação industrial de São Bernardo do Campo para as cidades onde já atua – Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz – no interior do Estado de São Paulo. A iniciativa tem por objetivo buscar mais sinergia entre suas unidades produtivas e faz parte de seu plano em busca de mais competitividade frente aos

desafios do mercado brasileiro e da sustentabilidade de seus negócios no País.

A mudança será feita de forma gradual a partir de dezembro de 2022 com conclusão prevista para novembro de 2023. É importante dizer que o movimento prevê manutenção de emprego, ou seja, será oferecida oportunidade a 100% dos colaboradores que hoje trabalham na operação do ABC paulista.

Atualmente, a planta de São Bernardo do Campo conta com cerca de 550 pessoas e é o local onde são produzidas peças que equipam modelos produzidos no Brasil, Argentina e Estados Unidos.

A Toyota reforça seu compromisso com o futuro e com a mobilidade, e sua missão de desenvolver carros cada vez melhores. Diversas atividades vêm sendo conduzidas nessa direção, tais como a renovação do portfólio com a chegada do Corolla Cross, a introdução do terceiro turno em Sorocaba, a exportação de motores de Porto Feliz para a América do Norte e o investimento de R$ 50 milhões na operação de Indaiatuba, que produz o Corolla sedã.

*Atualizado em abril/ 2022

Quanto à competitividade na indústria brasileira

O Brasil deve ter uma agenda competitiva robusta e clara, que permita ao setor privado trabalhar com previsibilidade, planejar investimentos no horizonte de longo prazo. Isso fortalece os diversos setores da economia e sociedade:

  • Setor privado (capacidade de trazer recursos e lucratividade);
  • Governo (mais impostos e estabilidade econômica);
  • Sociedade (mais empregos, melhores produtos e serviços).

 

A previsibilidade é importante para fazer investimentos de longo prazo – se não tivermos, não podemos garantir investimentos na região. A TDB é a única montadora com 100% de sua operação localizada no Estado de São Paulo – mais de R $ 6 bilhões investidos nesta década.

Quanto ao mercado de veículos híbridos-elétricos no país

O caminho da eletrificação no Brasil começa pelos híbridos. Os motivos:

1. Infraestrutura pronta, dispensa investimentos adicionais e reformulação da cadeia;

2. Etanol provém de uma fonte abundante no Brasil, gera emprego e renda no País.

Etanol, combustível limpo e renovável, tem no seu ciclo vida baixíssimos níveis de emissão de CO2. Em 2020, a venda de veículos eletrificados no Brasil superou a dos últimos 10 anos: 20 mil unidades. Até 2025, a Toyota terá uma versão híbrida para cada modelo comercializado na região. Em um País com forte vocação para biocombustíveis, os veículos híbridos flex são a opção mais viável para incentivar a economia e realizar uma transição para agenda de neutralidade de carbono.