Uma história de inovação e compromisso com a qualidade

Onde tudo começou…

Introdução: Em 1892, o jovem Sakichi Toyoda apresentou, com apenas 24 anos, o primeiro tear automático do Japão. De pai para filho, do tear ao automóvel, com Kichiro, filho de Sakichi, em 1935, a Toyota apresentou ao mundo o protótipo A1 e, em 1937, inaugurou a Toyota Motor Company. A história que iria atravessar décadas e apresentar ao mundo uma nova forma de fabricar produtos começou assim. Hoje a Toyota é a maior montadora do planeta, com atuação em 160 países e conhecida pela sua qualidade, inovação e respeito às pessoas e ao meio ambiente.

Toyota do Brasil

  • 1958

    Chegada da Toyota no território brasileiro, um dos capítulos mais importantes na história da fabricante em sua trajetória de expansão global. Foi exatamente aqui que a empresa instalou a primeira operação da marca fora do Japão, com produção do modelo Land Cruiser na pioneira fábrica de São Paulo.

  • 1962

    Ano em que a linha de produção foi transferida para a nova planta, de São Bernardo do Campo. Ali, iniciou-se a revolução industrial da Toyota no País, Com a fabricação do icônico Bandeirante.

  • Década de 1990

    Com abertura das importações em solo brasileiro, outros modelos foram incorporados ao portfólio para um novo momento na história da Toyota do Brasil. Momento que fortaleceu planos para a segunda fábrica no País, na cidade de Indaiatuba (SP).

  • 1998

    A Toyota concretizou investimentos para abertura de outro marco da indústria automobilística nacional: o início da produção do lendário Corolla no Brasil, produzido em Indaiatuba. Com o modelo sendo feito aqui, os anos seguintes foram de crescimento constante e de maior integração com a América Latina.

  • 2005

    Inauguração do centro de distribuição de Guaíba, no Rio Grande do Sul, que serviu como porta de entrada para as picapes Hilux e SW4 produzidas na fábrica argentina de Zárate.

  • 2012

    Toyota inaugura, na cidade de Sorocaba (SP), a primeira ecofactory do País, projetada para reduzir ao máximo o impacto da produção no meio ambiente, com início de produção do modelo Etios HB e SD.

  • 2013

    Lançamento do Prius no mercado nacional, primeiro híbrido do mundo e primeiro com esta tecnologia comercializado no Brasil. Precursor no mercado brasileiro, levantou a bandeira do híbrido de forma massiva e preparou território para novos modelos com o sistema ainda mais aprimorado.

  • 2014

    É lançada a pedra fundamental da nova fábrica de Porto Feliz (SP), que passou a produzir motores para os modelos Etios, primeiramente, Yaris e Corolla.

  • 2016

    Inauguração oficial da quarta fábrica, em Porto Feliz, para produção dos motores do Etios.

  • 2018

    Lançamento do terceiro veículo produzido no Brasil, o Yaris, firmando entrada da Toyota no segmento B-premium.

  • 2019

    Início da produção do primeiro híbrido flex do mundo, o Novo Corolla. O modelo entrou como divisor de águas para a marca e o mercado, pois estimulou o desenvolvimento que deve acarretar na modernidade da cadeia produtiva nacional, sendo um diferencial competitivo para a indústria brasileira frente à concorrência no cenário global.

  • 2020

    Chegada da KINTO, empresa global da Toyota voltada para soluções de mobilidade, criada para atender a uma demanda crescente por compartilhamento, carros por assinatura e gestão de frota. A companhia é fruto de joint venture entre Toyota Financial Services Co. Ltd. (subsidiária integral da Toyota) e pela Sumitomo Mitsui Auto Service Company.

  • 2021

    O ano em que se iniciou a produção do Corolla Cross no Brasil, na planta de Sorocaba-SP,  uma versão SUV médio, sendo o segundo híbrido flex do mundo. O motor híbrido flex combina motorização elétrica e à combustão e por meio dessa tecnologia, o veículo, quando abastecido com etanol é capaz de gerar até 70% menos CO2 e faz parte da estratégia da montadora no processo de eletrificação da linha de produtos.

  • 2022

    A fábrica de motores em Porto Feliz, SP, passou a produzir propulsores destinados ao mercado norte-americano. Esse é um passo importante, que fortalece o compromisso da Toyota com seu crescimento sustentável e a expansão da presença da subsidiária brasileira na região. Inicialmente, a planta do interior paulista será responsável pelo fornecimento de 45.600 motores 2.0L por ano para a Toyota daquela região.

  • 2023

    Neste ano, a companhia anunciou um novo ciclo de investimentos para o Brasil, fortalecendo a confiança no País. Será 1,7 bilhão investido na fábrica de Sorocaba para a produção de um novo modelo compacto híbrido flex.
    A Toyota também anunciou a construção de um novo Centro de Distribuição de Peças em Sorocaba. O aporte de R$ 160 milhões é parte fundamental da nossa estratégia de otimização logística e reforça o nosso compromisso com a qualidade nos processos, visando aprimorar nossas práticas de mobilidade e sustentabilidade.