Toyota fornece mobilidade diversificada para Tóquio 2020

  • Aproximadamente 90% dos veículos da Toyota serão eletrificados nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020
  • Objetivo é alcançar o menor nível de emissões de qualquer frota oficial usada no evento e reduzir o impacto sobre o meio ambiente
  • A Toyota desenvolveu versões únicas de modelos, inicialmente para uso durante os Jogos de Tóquio 2020, oferecendo uma ampla gama de mobilidade diversificada

Veículos da Toyota com a frase: mobility for all

A Toyota Motor Corporation, parceira mundial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, anunciou hoje que fornecerá uma linha completa eletrificada, incluindo versões exclusivas de alguns modelos desenvolvidos especificamente para apoiar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020. Com sua linha eletrificada, a Toyota, em conjunto com o Comitê Organizador dos Jogos, pretende atingir o nível mais baixo de emissões em comparação com outras frotas oficiais usadas no evento, ajudando também a reduzir o impacto ambiental dos Jogos.

A Toyota fornecerá cerca de 3.700 produtos e/ou veículos de mobilidade para Tóquio 2020. A maioria, ou quase 90% da frota oficial, será eletrificada. Os modelos eletrificados incluem Híbridos Elétricos (HEV), Elétricos a Células de Combustível (FCEV), como o Mirai movido a hidrogênio, Híbridos Elétricos Plug-in (PHEV), o Prius PHV (conhecido como Prius Prime em alguns mercados), e Elétricos a Bateria (BEV), incluindo o “APM” (Accessible People Mover) e o e-Palette, bem como o Toyota Concept-i, que irá prover uma única e ampla gama de mobilidade diversificada durante os Jogos de Tóquio 2020. Entre os elétricos fornecidos, a Toyota incluirá aproximadamente 500 FCEVs e cerca de 850 BEVs, a maior dentre qualquer frota de Jogos até o momento.

Dados sobre sustentabilidade

Além de cerca de 3.700 produtos e/ou veículos de mobilidade para Tóquio 2020, 2.700 deles farão parte da frota oficial fornecendo suporte de transporte entre os locais durante os Jogos Olímpicos. Estes serão comercialmente disponíveis, como é o caso do Mirai, por exemplo. Cálculos preliminares sugerem que a média de CO2 emitida pela frota comercialmente disponível para Tóquio 2020 será, em média, inferior a 80 g/km*1 de CO2, resultando em uma redução de aproximadamente metade da quantidade típica quando comparada a uma frota de tamanho similar dos modelos convencionais a gasolina e diesel.

Além disso, novas reduções são previstas durante os Jogos, quando combinadas com outros produtos avançados de mobilidade e/ou veículos elétricos da Toyota. Com isso, a Toyota pretende alcançar o nível mais baixo de metas de emissões de qualquer frota oficial usada nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Para ajudar a evitar colisões e reduzir/mitigar possíveis danos ou ferimentos, todos os produtos disponíveis comercialmente para transporte de pessoas estarão equipados com as tecnologias de segurança preventivas da Toyota, incluindo “Toyota Safety Sense” e “Lexus Safety System +”. Quase todos os veículos disponíveis comercialmente também serão equipados com a tecnologia Smart Stop Technology (SST) da Toyota, projetada para auxiliar na frenagem em caso de aplicação incorreta não intencional do pedal de aceleração.

Paralelamente à frota oficial, a Toyota também apoiará as operações dos Jogos com outros modelos, incluindo o Ônibus de Célula de Combustível “Sora”, veículos auxiliares que ajudam a levantar passageiros em seus assentos ou estão equipados com um declive anexo para permitir acesso a passageiros com cadeiras de rodas para entrar pela porta traseira, além de outros meios, como Empilhadeiras de Célula Combustível, fabricados e vendidos pela Toyota Industries Corporation.

Pilares da Toyota para Tóquio 2020

Os três pilares principais da Toyota para Tóquio 2020 são: (1) Mobilidade para Todos, ou permitir que todas as pessoas tenham liberdade de movimento; (2) Sustentabilidade, centrando-se na realização de uma sociedade sustentável (meio ambiente/segurança); e (3) Transporte para os Jogos usando o Sistema de Produção Toyota (TPS). Com estes três pilares, a Toyota pretende fornecer soluções de mobilidade que vão além da produção tradicional de automóveis.

Por meio de sua linha completa eletrificada para reduzir o impacto ambiental e as soluções de mobilidade que combinam o TPS com a mobilidade diversificada, a Toyota apoiará operações tranquilas para Tóquio 2020, além de apoiar o transporte dos participantes, incluindo colaboradores, atletas e visitantes.

Além disso, por meio de seus robôs, a Toyota fornecerá suporte a operações de eventos e experiências únicas, superando a noção geral do que significa mobilidade para os Jogos. Essas atividades serão desenvolvidas enquanto a Toyota continua a desafiar-se para oferecer “Mobilidade para Todos”, disponibilizando várias soluções de mobilidade para tornar Tóquio 2020 um evento único.

Mobilidade para todos

Abaixo está um resumo das principais soluções que a Toyota fornecerá:

1) Veículos desenvolvidos especificamente para Tóquio 2020 APM

  • Aproximadamente 200 unidades para ajudar os participantes com necessidades especiais de mobilidade a viajar dentro dos locais de eventos dos Jogos, como o Estádio Olímpico e o Ariake Tennis Park, para atividades de transporte e socorro de “última milha”
  • Detalhes do APM foram divulgados em 18 de julho (lançamento completo aqui)

Veículo inclusivo

2) Versões exclusivas para a Tóquio 2020 e-Palette (versão Tóquio 2020)

  • O primeiro BEV da Toyota desenvolvido especificamente para o Autono-MaaS*2, o e-Palette da Tóquio 2020 apoiará as necessidades de transporte de colaboradores e atletas, com uma dúzia ou mais rodando em um circuito contínuo dentro da Vila Olímpica e Paralímpica.
  • Com um declive elétrico de piso baixo e se posicionando precisamente em cada parada, deixando pouco ou nenhum espaço ou abertura entre o meio-fio e o ônibus, o e-Palette tornará a viagem mais fácil para os passageiros em cadeiras de rodas e apoiará o transporte em curtas distâncias.
  • O modelo deve apresentar condução automatizada (até o nível SAE 4*3). Além de ter um operador a bordo para monitorar a operação de condução automatizada, a Toyota também fornecerá um sistema de controle digital para monitorar as condições gerais de operação do transporte.
Interior de veículo inclusivo Veículo inclusivo

Especificações

C/L/A (mm) 5.255 (C) / 2.065 (L) / 2.760 (A)
Nº de passageiros Até 20* (incluindo um operador)
*Para cadeiras de rodas: Até 4 cadeiras de rodas + 7 passageiros em pé

Toyota Concept-i (versão Tóquio 2020)

  • Com um design exterior com “silhueta de movimento e alta tecnologia” característico, o Concept-i espera trazer mais emoção e atenção aos Jogos através de suas atividades de transporte no revezamento da tocha olímpica e como veículo líder na maratona.
  • Além das unidades fornecidas para os Jogos, espera-se que as vias públicas em torno do Toyota City Showcase “MEGAWEB”, na área Odaiba/Toyosu de Tóquio, sejam usadas para test rides/drives de modelos com tecnologia avançada de condução. Isso inclui o Toyota Concept-i, que demonstrará condução automatizada (SAE Nível 4*3) e suas funções, incluindo “Conversa de Agente”, que usa inteligência artificial para entender as pessoas, ajudando-as a experimentarem novas maneiras de mobilidade, assim como o futuro dos “carros amados”.
Interior de veículo inclusivo Veículo inclusivo

Especificações

C/L/A (mm) 4.530 (C) / 1.840 (L) / 1.480 (A)
Nº de passageiros Até 4

Outros Mirai

  • Aproximadamente 500 serão fornecidos para o transporte de colaboradores dos Jogos em torno dos locais oficiais da Tóquio 2020, como entre aeroportos e locais da Tóquio 2020.
  • Para mais detalhes sobre o MIRAI, consulte o comunicado à imprensa aqui.

Veículo inclusivo

BEVs da área de passeio

  • A Toyota fornecerá aproximadamente 300 unidades de seus dispositivos pessoais de mobilidade para uso pela equipe de segurança/médica centrada nos locais da Tóquio 2020, como o Estádio Olímpico e o Ariake Tennis Park.
  • Além disso, a Toyota está explorando o uso de seus dispositivos de mobilidade pessoal tipo sentado e cadeira de rodas para pessoas com deficiência ou com dificuldade para andar.

Tipo de pé

Tipo sentado

Conexão para cadeira de rodas

Especificações Principais

  Tipo de pé Tipo sentado Conexão para cadeira de rodas
C/L/A (mm) 700 / 450 / 1.200 1.180 / 630 / 1.090 540 / 630 / 1.090
Velocidade máxima (km/h) 2,4,6,10km/h (ajustável) 2,4,6km/h (ajustável) 2,4,6km/h (ajustável)
Distância/Intervalo Aproximadamente 14km Aproximadamente 10km Aproximadamente 20km
Tempo de carregamento 2,5 horas (bateria trocável) 2 horas (bateria trocável) 2,5 horas (bateria trocável)

*1 Cálculo da Toyota com base em informações disponíveis em catálogos de produtos. Para o cálculo do PHEV, ele é baseado nos métodos de cálculo da Toyota descritos em um relatório criado em 1º de março de 2013 pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria e o Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo. Para alguns veículos com personalização especial para a Tóquio 2020, a Toyota calcula o consumo de combustível de acordo com o aumento de peso devido à personalização. Em 23 de agosto de 2019.

*2 Combinação de “mobilidade autônoma” e “mobilidade como serviço”, descrevendo os serviços de mobilidade da Toyota usando veículos de condução automatizada

*3 As referências de nível SAE podem ser encontradas aqui

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