Toyota do Brasil patrocina projeto Encontro Cultural em Sorocaba

Resumo do Conteúdo

  • As apresentações são gratuitas e acontecem na histórica Praça Frei Baraúna
  • Abertura da temporada 2023 acontece no dia 27, com shows de Ricardo Herz e Pérolas Negras

São Paulo, maio de 2023 – A Toyota do Brasil busca ampliar sua contribuição social por meio da cultura, e, nesse sentido, está apoiando a apresentação do projeto Encontro Cultural em Sorocaba (SP), através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Essa iniciativa reforça o compromisso da Toyota em promover um ambiente positivo nas regiões onde a montadora está presente.

Otacilio Nascimento, gerente de Comunicação da Toyota do Brasil, destaca a
importância da iniciativa. “O investimento em ações culturais como esta desempenha um papel fundamental na valorização da rica cultura e música brasileira, promovendo a preservação de tradições e proporcionando oportunidades para artistas e comunidades expressarem sua identidade cultural de maneira significativa”, afirma o executivo.

Programação: às 16h30, subirá ao palco – montado em frente ao prédio da antiga Oficina Cultural Grande Otelo – uma referência do violino popular brasileiro, o Ricardo Herz Trio. Sua técnica leva ao instrumento o resfolego da sanfona, o ronco da rabeca e as belas melodias do choro tradicional e moderno. Com influências como Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Egberto Gismonti e Jacob do Bandolim, o violinista mistura ritmos brasileiros, africanos e a improvisação do jazz. Em carreira solo, gravou discos e participou de projetos com artistas como Yamandu Costa, Dominguinhos,
Nelson Ayres, Proveta, Orquestra Jazz Sinfônica e Orquestra Sinfônica de João Pessoa.

Já às 18 h, o trio Alaíde Costa, Eliana Pittman e Rosa Marya Colin, as Pérolas Negras, fazem um show histórico, dedicado à reflexão sobre a participação e contribuição de compositoras e compositores negros na música brasileira. O repertório abrange gêneros e estilos diversos, de Cartola a Criolo, passando por Milton Nascimento, Candeia, Jorge Ben, Johnny Alf, Cartola, Martinho da Vila, Gilberto Gil, Tim Maia, Luiz Melodia, Djavan, Paulinho da Viola, Ataulfo Alves e outros.

Desde sua primeira edição, o Encontro Cultural já trouxe à cidade mais de 400 apresentações gratuitas, com grandes artistas da música brasileira, ao longo de sua jornada. O projeto permanece com a função e o talento de reverenciar a brasilidade e variedade musical do Brasil, junto com a qualidade das escolhas artísticas. “Esse sempre foi o conceito que pautou o projeto desde a sua criação, em 2005, e segue agora para a sua 15ª temporada, trazendo a diversidade atual na música e todas as suas conexões, abrangendo diversas gerações”, explica Almeida.

O evento faz parte de uma série de ações da Toyota que contará neste ano com 13 projetos incentivados espalhados pelas cidades com a presença da marca. Todos estão conectados com temas como mobilidade, diversidade, cultura, educação, sustentabilidade e esportes, com um investimento total de R$ 13 milhões e a expectativa de impactar mais de 2 milhões de pessoas.

Sobre a Toyota do Brasil

A Toyota do Brasil está presente no País há 65 anos. Possui quatro unidades
produtivas, localizadas em Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo, todas no Estado de São Paulo, e emprega cerca de seis mil pessoas.

A Toyota é a montadora líder em eletrificação no mundo: desde 1997 já foram comercializadas mais de 20 milhões de automóveis mais limpos, sejam modelos híbridos, híbridos flex, híbridos plug-in, 100% a bateria ou movidos a hidrogênio.

Com o objetivo de impulsionar a eletrificação da frota de veículos no Brasil, em 2013, a Toyota lançou o primeiro veículo híbrido em nosso país, o Toyota Prius. Em 2019 a companhia foi além, inovando mais uma vez para oferecer o único híbrido flex do mundo – fabricado com exclusividade no mercado brasileiro –, o Corolla Sedã, e, em 2021, o primeiro SUV híbrido flex do mercado, o Corolla Cross, também fabricado no País. Atualmente, já são mais de 55 mil carros eletrificados com a tecnologia híbrido flex em circulação pelo Brasil.

Em 2020, lançou a KINTO, sua nova empresa de mobilidade, para oferecer serviços como aluguel de carros e gestão de frotas a uma sociedade em transformação. Também reforçou sua marca GAZOO, por meio de iniciativas que desafiam a excelência de seus veículos. Tem como missão produzir felicidade para todas as pessoas (Happiness for All) e, para tanto, está comprometida em desenvolver carros cada vez melhores e mais seguros, além de avançar nas soluções de mobilidade.

Junto com a Fundação Toyota do Brasil, tem iniciativas que repercutem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Mais informações: Toyota Global e Toyota do Brasil.

Otimizamos sua experiência durante a navegação através do uso de cookies. Continuando em nosso site, entendemos que você está de acordo com nossa Política de Cookies e de terceiros, assim como nossa Política de Privacidade.