São Paulo, 21 de maio de 2025 – A Toyota do Brasil manteve, pelo sétimo ano consecutivo, a liderança como empresa mais responsável em ESG no setor automotivo nacional, segundo a 11ª edição do Ranking Merco de Responsabilidade ESG, indicador que avalia as empresas mais bem posicionadas nos âmbitos social, ambiental e de governança corporativa, divulgado oficialmente nesta quarta-feira (21). Além disso, a companhia também melhorou sua posição no ranking geral, saltando da 14ª posição no ano passado para a atual 7ª colocação.
Para nós, esse resultado representa o reconhecimento da responsabilidade com que tratamos nossos compromissos ambientais, sociais e de governança em nossas operações no país. Além disso, mostra que estamos ano após ano aprimorando as nossas práticas, bem como a integração da nossa estratégia de negócio junto à sociedade. É um trabalho contínuo que a cada ano precisamos estar sempre melhorando”, comenta Roberto Braun, diretor de Comunicação e porta-voz da área de ESG da Toyota do Brasil e presidente da Fundação Toyota.
A Merco é uma consultoria de atuação especializada e referência na América Latina, que se baseia numa metodologia multipúblico composta por seis avaliações e mais de 25 fontes de informação.
Compromisso ESG
Historicamente a Toyota do Brasil tem buscado reduzir os impactos socioambientais de suas operações com base em requisitos e diretrizes globais da companhia, focando em princípios como a melhoria contínua de seus processos e produtos e a redução de desperdícios, para alcançar a neutralidade de carbono em todas as suas unidades.
Com uma visão de longo prazo alinhada à agenda ESG, a fabricante está implementando ações estratégicas que abordam os desafios ambientais, sociais e de governança de forma integrada e reforçam o compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social.
Entre elas, destacam-se o Desafio Ambiental 2050, que visa mitigar o impacto ambiental seguindo seis desafios definidos e o incentivo a projetos sociais que promovem a aplicação do TPS (Toyota Production System) fora dos muros das fábricas. O avanço na agenda ESG da empresa também é marcado pela promoção da economia circular nas fábricas e o aumento da participação feminina na força de trabalho.