KINTO e 99 firmam parceria para testes de veículos híbridos flex

Resumo do Conteúdo

  • Modelos Toyota Corolla Cross híbridos flex serão utilizados pelos motoristas parceiros do ‘app’, em São Paulo
  • Toyota é a pioneira nessa tecnologia no Brasil
  • Parceria estratégica entre as empresas visa entender os impactos da tecnologia de veículos híbridos flex em alta rodagem e na experiência para motoristas e passageiros da 99

A partir desta semana, o modelo Toyota Corolla Cross, nas versões híbridas flex, passa a circular na cidade de São Paulo em fase de testes com motoristas da 99. A parceria entre a plataforma de tecnologia voltada à mobilidade urbana e conveniência, e a KINTO, empresa de mobilidade da Toyota, tem como objetivo gerar dados sobre a usabilidade de modelos híbridos flex para o transporte por aplicativo e promover mais conforto, sustentabilidade e tecnologia à mobilidade urbana. A parceria foi oficializada nesta terça-feira, 18 de abril, em cerimônia que reuniu representantes das duas empresas.

Com a iniciativa, a 99 expande os testes realizados na plataforma para modelos híbridos, reforçando seu compromisso de promover a democratização de veículos eletrificados no País. Há um ano, a plataforma realiza, de forma pioneira no Brasil, testes de modelos elétricos por meio da Aliança pela Mobilidade Sustentável, iniciativa liderada pela 99 e composta por outras 12 empresas do setor de transporte com o intuito de construir o futuro da mobilidade no Brasil.

“A parceria com a KINTO é fundamental para a maturidade do projeto da 99 para eletrificação da sua frota no Brasil. Os modelos híbridos são hoje porta de entrada para a eletrificação por não dependerem de infraestrutura adicional como carga externa e desempenham papel importante na redução de CO2, mas também nos custos com combustível, por exemplo, fator relevante para os motoristas de app”, comenta Fernando Pfeiffer, diretor de estratégia de DriverLAB na 99, um centro focado no desenvolvimento de novas soluções para condutores. “A partir dos testes conseguiremos mensurar o impacto da tecnologia no dia a dia dos motoristas de alta rodagem, além de entender como isso influencia na experiência do passageiro”, complementa.

Participação KINTO

Durante o período de testes, a KINTO prestará todo e qualquer suporte para a 99, por meio de seu serviço KINTO One Fleet, de gestão de frotas corporativas. Oferecido no País desde o final de 2020, o serviço contempla em geral documentação, seguro (total ou contra terceiros), telemetria, gestão de multa, manutenção preventiva e/ou corretiva, logística, troca de pneus, assistência e call center 24 horas, além de ferramentas e relatórios para gestão de frota e customização de veículos.

“A KINTO tem como missão ser o parceiro ideal de mobilidade dos nossos clientes. Unir esforços com a 99 em prol da mobilidade urbana é de extrema importância para nós. Estamos levando a mais clientes a possibilidade de se locomoverem como julgarem mais conveniente, além de contribuir para a descarbonização. Queremos apresentar os benefícios da tecnologia híbrida flex para todos, na qual a Toyota é pioneira”, comenta Roger Armellini, diretor comercial da KINTO e diretor de mobilidade, transformação digital e value chain da Toyota para América Latina e Caribe.

Tecnologia híbrida flex

O consagrado sistema híbrido, que combina três motores, dois elétricos e um a combustão com tecnologia flex e transmissão hybrid transaxle, foi apresentado oficialmente no Corolla sedã, em 2019, e também equipa o Corolla Cross, que participa dessa parceria. Sendo assim, ele se torna o segundo veículo híbrido flex do mundo produzido no Brasil. Segundo o INMETRO, o Corolla Cross híbrido é capaz de rodar 9,6 km/l na estrada e 11,8 km/l na cidade, quando abastecido com etanol.

“A Toyota se orgulha de seu pioneirismo e liderança na eletrificação do mercado automotivo brasileiro desde a chegada do Prius, em 2013. Em 2022, os modelos eletrificados da Toyota representam mais de 50% de todas as vendas desse tipo de automóvel, segundo dados da Anfavea. Já em 2023 a montadora se consolida ainda mais na liderança com quase 5 mil unidades eletrificadas vendidas. Durante os quatro anos da tecnologia já foram somadas quase de 60 mil unidades comercializadas”, comenta Roberto Braun, diretor de Relações Governamentais e Regulamentação da Toyota do Brasil.

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