CES 2020 conheceu a cidade do futuro: tecnologia, mobilidade e sustentabilidade juntas para uma vida melhor

Por Viviane Mansi*

Uma nova cidade, Woven City ou, numa tradução livre, Cidade Entrelaçada. Foi esse o anúncio do nosso presidente global, Akio Toyoda, na CES 2020 (Consumer Electronics Show), a maior e mais importante feira de tecnologia do mundo, realizada de 7 a 10 de janeiro em Las Vegas.Aos pés do Monte Fuji, no Japão, a Toyota desenvolverá um ecossistema completo em que se poderá ver, na prática, como será viver no futuro.

Desenhada como um “laboratório vivo”, Woven City poderá testar e desenvolver tecnologias autônomas, robótica, mobilidade pessoal, casas inteligentes e inteligência artificial em um ambiente real. A ideia é trazer 2 mil pessoas e aumentar a população conforme o projeto – cuja inauguração está prevista para início de 2021 – avançar.

A cidade é planejada para ser sustentável, com edificações feitas principalmente de madeira tradicional japonesa para reduzir a pegada de carbono, e construções típicas do país. Os telhados gerarão energia solar. A maior fonte de energia será o hidrogênio. A vegetação, nativa.

Os residentes terão acesso à tecnologia de ponta dentro de suas casas. A inteligência artificial verificará a saúde dos moradores e será como um assistente pessoal para recomendar melhorias ou prevenir riscos, criando uma oportunidade para utilizar tecnologias conectadas com integridade e confiança.

Para o deslocamento dos moradores, apenas veículos autônomos e sem emissão de carbono nas vias principais. Os e-Palletes serão utilizados para transporte e entregas. Haverá diversos tipos de modais, para acomodar as mais diferentes realidades, porque, sim, o futuro é mais sustentável e inclusivo.

Quem ganha com tudo isso? As pessoas. Elas, desde o início, são o foco da empresa e continuarão no centro da tomada de decisão e investimento. E, por mais que a mudança que estamos vivenciando seja a maior em um século, decidimos fazê-la mantendo as bases que nos trouxeram até aqui – os mesmos valores, mas em outra velocidade.

E, para ganharmos a velocidade necessária, não estaremos sozinhos. Colaboração, que já era algo tão presente nos corredores da empresa, agora estão amplificados. A cidade está aberta a quem mais tiver interesse em fazer parte dela e demonstrar as possibilidades que a tecnologia traz.

A cidade que até então só fazia parte dos nossos sonhos e da ficção científica está bem perto de se tornar real e inspirar mais e mais avanços tecnológicos para todos, mesmo para os países que estão mais distantes dessa realidade. Sonhar é para todos. Superar-se é algo que se tornou, ao longo dos 83 anos, a nossa marca.

Futuro, pode chegar. Nós estamos preparados para oferecê-lo para todos.

*Viviane Mansi é diretora de Comunicação, Relações Públicas e Sustentabilidade da Toyota do Brasil

Otimizamos sua experiência durante a navegação através do uso de cookies. Continuando em nosso site, entendemos que você está de acordo com nossa Política de Cookies e de terceiros, assim como nossa Política de Privacidade.