Toyota do Brasil anuncia mudanças estratégicas em sua estrutura comercial

Resumo do Conteúdo

  • Maurilio Pacheco da Silva Neto assume a Diretoria Comercial, após passagem pela operação da Toyota no Peru, enquanto José Ricardo Gomes segue para a divisão de Planejamento de Negócios e Value Chain da Toyota Motor Company, no Japão;
  • Nancy Serapião, Head da Lexus, incorpora também a gestão da marca TOYOTA GAZOO Racing no País, e Daniel Grespan assume função de Project Advisor para a divisão esportiva da marca.

Sorocaba, 18 de dezembro de 2025 – Visando o fortalecimento de suas operações e a integração entre suas marcas, a Toyota do Brasil anuncia uma reestruturação estratégica em sua liderança Comercial, a partir de 1° de janeiro de 2026.

Para liderar a estratégia de vendas da companhia no País, Maurilio Pacheco assume a Diretoria Comercial da Toyota do Brasil. Aos 43 anos e com uma trajetória consolidada na companhia desde 2007, quando ingressou como trainee de Planejamento de Vendas, o executivo traz uma visão sistêmica do negócio. Silva Neto retorna ao Brasil após atuar, desde 2024, como Gerente Executivo Comercial na Toyota do Peru. Sua experiência acumula passagens estratégicas por áreas como TIC na Toyota América Latina e Caribe, Planejamento de Produto e a Gerência Geral de Controle de Produção e Logística, posições que ocupou antes de sua designação internacional.

José Ricardo Gomes, à frente da Diretoria Comercial desde 2022, foi responsável pelas áreas de Vendas e Vendas Diretas, Marketing e Digital, Desenvolvimento de Rede, Planejamento e Produto e Preço, tendo atuado em grandes projetos para comercialização de novos produtos e negócios em toda a cadeia de valor da Toyota no Brasil. O executivo seguirá sua carreira de ascensão e desenvolvimento como General Manager na divisão de Planejamento de Negócios e Value Chain da Toyota Motor Company, matriz da empresa do Japão.

Além disso, com o objetivo de consolidar a estratégia de “guarda-chuva de marcas” do grupo Toyota, Nancy Serapião, atual Head da Lexus no Brasil, expandirá sua atuação incorporando a gestão da TOYOTA GAZOO Racing, priorizando a experiência do cliente e a filosofia de Motorsports. Com essa mudança, a executiva reportará diretamente ao novo Diretor Comercial.

Nancy está à frente da Lexus desde 2023 e possui mais de 15 anos de experiência no setor automotivo. Sob sua gestão, a marca premium expandiu sua rede de concessionárias em mais de 60%, lançou o programa LexusCare e alcançou o melhor resultado histórico de vendas em 2025, com crescimento de 56% em comparação a 2023. A executiva é formada em Administração e pós-graduada em Inteligência Competitiva, com passagens anteriores por outras marcas do segmento de luxo.

Daniel Grespan, que liderou a implementação da TOYOTA GAZOO Racing no Brasil em 2020 e atua como Gerente Geral da Qualidade para América Latina e Caribe, passará a atuar como Project Advisor da divisão esportiva. Grespan foi responsável por marcos importantes, como a estreia na Stock Car e o lançamento do GR Corolla. Em sua nova função, atuará como consultor e interface estratégica junto à matriz e demais unidades globais da marca.